Apesar dos problemas contratuais, de acordo com Bezerra, o eixo leste será concluído até dezembro de 2014. Nesta área, a captação acontece no lago da barragem de Itaparica, em Floresta (PE) e irá seguir até o rio Paraíba (PB).
A previsão de conclusão do eixo norte é o segundo semestre de 2015. Nesta região, a captação será feita próxima à cidade de Cabrobó (PE) e seguirá até os rios Salgado e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu na Paraíba e Rio Grande do Norte.
Atualmente, segundo o ministro, a transposição chegou a 36% de execução, mas quatro lotes de obras estão paralisados. Ele detalhou que, as reestimativas oficiais fizeram o valor total passar de R$ 4,8 bilhões, em 2007, para R$ 8,2 bilhões neste ano. O acréscimo teria ocorrido sobretudo por conta de reajustes contratuais e aumento das despesas socioambientais.
O autor do pedido de audiência pública, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) afirmou que, apesar dos esclarecimentos do ministro, ficou claro o que ele classificou como “má gestão” nas obras do rio São Francisco.