domingo, 27 de maio de 2012

DICIONÁRIO DE GÍRIAS NORDESTINAS

Brocoió - o que se diz de uma pessoa desligada da realidade, sinônimo de idiota.


Abigobel - pequenas nuances diferem o abigobel do brocoió. Abigobel tem mais intensidade na entonação e não se utiliza realmente tal nome como uma forma de xingamento, e sim de chamamento, como em "ei, lesado, venha aqui", ou então "vc é muito doidinho, viu".. aí o abigobel poderia ser perfeitamente empregado.

Carecer - sinônimo de precisar Arenga - nome que se dá a arranca-rabos infantis, briguinha mesquinha: "Joãozinho, omi, deixe de arengar com Josefino!"

Cipuada - quase a mesma coisa que chicotada, paulada, chinelada, etc., só que é o nome que se dá ao espancamento decorrido de algum objeto em forma, consistência e efeito de cipó.

Porreta - diz-se de uma pessoa excepcionalmente especial (dá para perceber a intensidade da coisa?).

Cangueiro - assim se chama alguém que não sabe dirigir carro, andar de bicicleta, pilotar moto, enfim, utilizar-se de meios de transporte de forma razoável.

Desimbestar - pôr-se em movimento desavisadamente, inconseqüentemente e rapidamenteZuada - sinônimo de barulho, sendo este muito pouco utilizado

Lidileite- é o que se diz quando se deve ir à padaria ou mercadinho obter mediante capital produto lácteo: "Francisca, busque um lidileite na padaria preu botar no bolo"

Tirinete - chama-se de tirinete um momento de intensa zuada, grande movimentação sem explicação nem perspectivas de resolução

Arretado - sinônimo de porreta, ou então de interessante, arrumado, etc.

Mangar - de imensa aplicação, mangar não tem exatamente um sinônimo culto, até porque o ato de mangar em si já é de total falta de educação, classe, formalidade, enfim, é coisa de gente da gandaia. Mangar é sinônimo de tirar onda com, tirar sarro da cara de. Regência verbal: quem manga, manga de algo. Conjugação: eu mango, tu mangas, ele manga, nós mangamos, vós mangis, eles mangam Torar - sinônimo de romper, materialmente falando.

Leseira - diz-se das atitudes tomadas ou coisas ditas pela pessoa lesa: "ô Severino, omi, deixe de leseira".

Peleja - luta interminável, sofrida, em favor de algo: "é a peleja do diabo com o dono do céu" (Zé Ramalho).

Eita piula (em piula a primeira sílaba é tônica) - interjeição que se usa quando algo inesperado acontece ou é descoberto. Para os mais fatalistas esta interjeição carrega consigo um caráter determinista, correspondendo ao "fudeu!" ou "caralho".

Mouco - é o que se chama da pessoa surda: "ei, Zé Fuinha, tá mouco hoje?"

Vigi - também interjeição, tem suas variações, entre "vixi" e "valha". Advém de sentido religioso, quando as beatas elevam os olhos aos céus, botam a mão na boca e dizem "valha-me Santa Virgem Maria" diante de qualquer revelação fora de sua realidade casta e pura.

Arredar - Sinônimo de correr, escapar, fugir.

Aviar - verbo que significa apressar, cuidar em fazer logo.

Vai te rear - xingamento profundo quando se quer realmente afugentar alguém que já atingiu sua cota de enchimento com você até o momento, mesmo sentido de "vai se f*der", "vai tomar no **" e assim sucessivamente, mais precisamente um movimento "de ré".

Pois diga... - quando se está escutando uma história (ou estória, que seja) da quela não tinha conhecimento ou que represente surpresa.

Ow - indica tristeza, desapontamento: "Luizinha, não posso sair com você hoje, a turma tá inventando um jogo", "Ow, Zé Roberto, é a segunda vez essa semana". Grande diferença do ow do centro-oeste, sudeste e sul, quando se está chamando alguém. Aqui essa forma de chamamento toma o formato de "ei".

Omi - vocativo, adaptação de homem.

Muié - vocativo, adaptação de mulher, também muito utilizado sob a forma "mulé".

Siricotico - diz-se quando alguém começa um tirinete, quando alguém "arma um barraco": "eu vou dar um siricotico aqui e quero ver quem vai inventar de desobedecer" Pilôra - também conhecido como "bilôra" nas regiões um pouco mais afastadas, é o nome que se dá ao "passamento", tontura, mal-estar, desmaio, quer seja de emoção, de raiva, de cansaço, ou de coença, mesmo: "ô calor, vô dar(ou ter, tanto faz) uma pilôra aqui jájá".

Bora - verbo sinônimo de vamos. Muito provavelmtne suas origens estão em "vamos embora", muito embora seu real sentido esteja em "vamos fazer..."

Véi - também muito ouvido como réi, é o que se observa em discussões em que um dos comunicantes está aborrecido. Véi tem suas origens em velho, mas o sentido de velho não reside na idade da coisa, da pessoa, etc., e sim na "ruindade", na "nojenteza", observe: "mããããe, olhe esse minino réi aki me aguniando", o que no português culto corresponderia a "mamãe, observe que este menino desagradável está me aborrecendo".

Afunhanhado – espremido, alocado em um lugar apertado. Diz-se também de desarrumado, assanhado, amarrotado.

Esculhambar – verbo transitivo direto. Sinônimo de depreciar, tratar com desdém e atribuir más qualidades a um indivíduo no intuito de coloca-lo em situação inferior, emocionalmente falando.

Esmufambado – Sinônimo de afunhanhado.

Riquefife – Substantivo que designa a aptidão feminina de se alongar em assuntos sem tanta importância, ou de se enfeitar além da conta. Sinônimo de frescura.

Timote - Diz-se da pessoa que não segue padrões sociais de beleza; sinônimo de horroroso. Variações: atimotado, timotento.

Lamprego - Pessoa feia, magra, teimosa, marmotenta.

Enxovalhar - ato de usar uma roupa sem sujar propriamente dizendo, tornando-a usável novamente antes de lavá-la.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Taperoá

Taperoá
Fotos de Taperoá