O aluno que quer disputar uma vaga na universidade, por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2012, pode se inscrever a partir de hoje, às 10h, até as 23h59 do dia 15 de junho, exclusivamente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A taxa custa R$ 35. Alunos que cursam o 3º ano do Ensino Médio em escola pública estão isentos do pagamento.
Para este ano, o Ministério da Educação anunciou mudanças nos critérios da redação. A nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto, por exemplo, foi reduzida, agora para 200 pontos. Até 2011, a margem era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000). Além disso, foi criada a figura da banca de avaliadores, com dois corretores para cada texto.
Mas o que mais deve agradar os candidatos é que agora poderão ter acesso à prova corrigida, mas sem possibilidade de recurso. “Eu poder ver a minha redação corrigida vai me ajudar a melhorar na minha escrita”, conta a estudante Mariana da Silva Fontes, de 17 anos.
Todo esse processo foi reformulado devido aos problemas do ano passado, em que vários alunos entraram na Justiça para obter o teste e alguns conseguiram, inclusive, que a nota fosse revista.
GABARITO EM NOVEMBRO
No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de Ciências Humanas e da Natureza. Depois será a vez de Matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. O gabarito sairá em 7 de novembro e o resultado final, em 28 de dezembro.